Cuidados de Enfermagem em Contexto Agudo à Pessoa com Lesão Medular: Scoping review

Author:

Sobral Sousa SaloméORCID,Martins Maria ManuelaORCID,Andrade Maria João,Rodrigues Barbeiro SaraORCID,Taveira Teixeira VanessaORCID

Abstract

Introdução: A lesão medular (LM), traz consequências devastadoras do ponto de vista biológico, psicológico e social confrontando a pessoa com múltiplos e complexos desafios. Um programa de reabilitação multidisciplinar deve ser estabelecido desde a fase aguda, com enfase na prevenção de complicações, na promoção do autocuidado, na reeducação funcional e na reinserção social. O enfermeiro de reabilitação tem um papel relevante acompanhando a os primeiros passos dos percursos de autonomia da pessoa com LM. Com este estudo pretende-se mapear áreas de intervenção de enfermagem promotoras de independência e autonomia em pessoas com LM em fase aguda e subaguda. Metodologia: Revisão do tipo Scoping, com base no modelo do Joanna Briggs Institute. A formulação da questão de investigação baseou-se no acrónimo PCC (População, Conceito e Contexto). Os artigos foram extraídos das bases de dados Web of Science, Scopus, Scielo, PubMed, CINALH e APA PsycInfo, redigidos em português e inglês, com limite temporal 2011-2021. Resultados: dos 437 estudos identificados incluíram-se 69 na revisão. Formaram-se 10 categorias de áreas de intervenção de enfermagem promotoras de independência e autonomia na pessoa com LM. Foi evidenciada a importância de intervenções promotoras do bem-estar psicológico e de programas de educação para a promoção do autocuidado, prevenção de complicações e regresso a casa seguro. Conclusão: Garantir uma resposta de tratamento onde se inclui reabilitação adequada e atempada, ainda na fase aguda e subaguda, seguida por serviços de apoio e ambientes acessíveis, ajudarão a minimizar a interrupção dos projetos de vida das pessoas com LM e suas famílias.  As áreas de cuidado à pessoa com LM em fase aguda, enquadram-se nas competências específicas do enfermeiro de reabilitação.

Publisher

Associacao Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitacao

Reference80 articles.

1. World Health Organization, Bickenbach Jerome, International Spinal Cord Society. International perspectives on spinal cord injury. 2013.

2. Spinal Injuries Association. Spinal Cord Injury – in the early days. 2010. Available from: https://www.spinal.co.uk/wp-content/uploads/2015/07/Early-Days-proofs-for-reprint.pdf.

3. Ordem dos Enfermeiros, Comissão de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação. Guia de Boa Prática de Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Traumatismo Vértebro­?Medular 2009.

4. Poole D, Robertson P. Spinal Cord Injury. Orthopaedic and Trauma Nursing: An Evidence-based Approach to Musculoskeletal Care: Wiley Blackwell; 2014. p. 251-64.

5. Emerich L, Parsons K, Stein A. Competent Care for persons with spinal cord injury and dysfunction in acute inpatient rehabilitation. Top Spinal Cord Inj Rehabil. 2012;18(2):149-66.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3