Author:
Piermartiri Tetsadê CB,Bezerra Naaraí Camboim,Hoeller Alexandre Ademar
Abstract
Esta revisão tem como meta proporcionar melhor compreensão do efeito preventivo da intervenção fisioterapêutica para minimizar a ocorrência de quedas em pacientes com Doença de Alzheimer. A Doença de Alzheimer é a principal causa de demência entre pessoas idosas, apresentando nos últimos anos um crescimento rápido do número de acometidos devido ao aumento da expectativa de vida. Embora o paciente portador de Alzheimer apresente em sua fase inicial apenas perdas cognitivas e de linguagem, a evolução progressiva da doença é capaz de gerar um aumento no déficit de equilíbrio, distúrbios na marcha e a possibilidades de ocorrência de quedas. Apesar de alguns estudos apresentarem dados que comprovem o beneficio da fisioterapia em diminuir o risco de quedas, não foi possível chegar a uma conclusão efetiva sobre o efeito preventivo de quedas através da aplicação desta modalidade terapêutica. A pequena quantidade de estudos que enfatizem o tratamento fisioterapêutico sobre a DA, assim como, a padronização de um método fisioterapêutico no tratamento desta doença, faz com que seja necessário o desenvolvimento de novos estudos e diferentes estratégias de prevenção de quedas no tratamento deste grupo de pacientes, almejando minimizar danos motores e prolongar a independência desses pacientes.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Clinical Neurology,Neurology
Reference56 articles.
1. Weller I, Schatzker J. Hip fractures and Alzheimer’s disease in elderly institutionalized Canadians. Ann Epidemiol 2004;14:319-24.
2. Grossman H, Bergmann C, Parker S. Dementia: a brief review. Mt Sinai J Med 2006;73:985-92.
3. Herrera Junior E, Caramelli P, Nitrini R. Estudo epidemiológico populacional de demência na cidade de Catanduva – estado de São Paulo – Brasil. Rev Psiq Clin 1998;25:70-3.
4. Caselli RJ, Beach TG, Yaari R, Reiman EM. Alzheimer’s disease a century later. J Clin Psychiatry. 2006;67:1784 800.
5. Akwa Y, Allain H, Bentue–Ferrer D, Berr C, Bordet R, Geerts H, et al. Neuroprotection and Neurodegenerative disease. From biology to clinical practice. Alzheimer Dis Assoc Disord 2005;19:226-38.