Abstract
A pesquisa é sobre a capacitação de estudantes do curso de graduação em Farmácia voltada para o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes. O ambiente foi uma disciplina ofertada no modo de ensino remoto emergencial, com foco na aplicação de metodologias ativas de ensino para o desenvolvimento de competências clínicas relacionadas ao serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa. A disciplina foi desenvolvida com base na aprendizagem baseada em problemas e incluiu leitura prévia de referências, aplicação de questionários, grupos de discussão, busca de evidências e protocolos clínicos em bases de dados, três consultas remotas com pacientes simulados, elaboração e apresentação do plano terapêutico e autoavaliação do estudante. A mensuração de resultados empregou um delineamento misto, cuja primeira parte constituiu um estudo quase-experimental longitudinal para avaliar os conhecimentos e desempenho dos alunos antes e depois do curso. Na segunda parte do estudo, realizou-se um grupo focal com os estudantes a respeito do processo de aprendizagem no curso. Dezenove alunos do curso de graduação em Farmácia participaram da disciplina, ao longo de dois semestres. Houve um aumento em média de 17% na taxa de acertos, com destaque para o tema busca de evidências (21%). Na opinião dos estudantes, houve progresso em relação à capacitação individual, mesmo diante dos desafios do ensino remoto. Os resultados sugerem que o emprego de metodologias ativas em ambiente virtual foi eficiente ao estimular o desenvolvimento teórico, prático e comportamental dos estudantes em áreas como condução de consultas, comunicação, busca de evidências e interpretação de dados relacionados à farmacoterapia.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference38 articles.
1. ALJABER, N. et al. Flipped classrooms in pharmacy education: A systematic review. Saudi pharmaceutical journal: SPJ: the official publication of the Saudi Pharmaceutical Society, v. 31, n. 12, p. 101873, 1 dez. 2023.
2. AMARILES, Pedro. Enseñanza de la atención farmacéutica en América Latina: una revisión estructurada. Farmacia Hospitalaria,v. 43, n. 2, p. 66-73, 1 mar. 2019. http://dx.doi.org/10.7399/fh.11193.
3. AMBROZIAK, Kayla et al. Virtual simulation to personalize student learning in a required pharmacy course. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 10, n. 6, p. 750-756, 2018.
4. ARAÚJO, Dyego Carlos Souza Anacleto de. et al. Brazilian version of the Personal Report of Communication Apprehension: Cross-cultural adaptation and psychometric evaluation among healthcare students. Plos one, v. 16, n. 2, p. e0246075, 2021.
5. BATTAGLIA, Jessica N. et al. An online virtual-patient program to teach pharmacists and pharmacy students how to provide diabetes-specific medication therapy management. American journal of pharmaceutical education, v. 76, n. 7, p. 131, 2012.