Projeto de extensão universitária em uma comunidade de pessoas idosas em São Paulo durante a pandemia de covid-19: experiências

Author:

Manso Maria Elisa GonzalezORCID

Abstract

Este artigo busca apresentar a experiencia de um grupo de 48 graduandos das áreas de enfermagem, medicina, nutrição e psicologia de um Centro Universitário, situado no município de São Paulo, junto a um equipamento da proteção social básica voltado para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Esses educandos fizeram parte de um projeto de extensão universitária que busca, através do aprendizado da construção de um projeto social voltado para as necessidades da população-alvo, incentivar a inovação, o respeito à diversidade e reforçar o trabalho interdisciplinar e interprofissional.  Uma das linhas de trabalho do projeto é voltada para a população idosa. O projeto foi desenvolvido durante a pandemia de covid-19, durante o período de 2020 a 2022. Para esses graduandos, ouvir histórias de vida de outro grupo de pessoas e poder conviver com elas de uma forma quase profissional, mostrou a eles a importância do respeito, da escuta, da empatia. Ficou claro para o grupo de alunos a autonomia dessas pessoas e como os estereótipos negativos podem limitá-la. Considera-se que o projeto vem contribuindo na consolidação não apenas da aprendizagem, mas, acima de tudo, com um retorno desse aprender à sociedade. Acredita-se que a contribuição não é apenas presente, mas futura, ao trazer importantes reflexões para esses futuros profissionais sobre as múltiplas velhices e suas possibilidades, as desigualdades sociais e as possibilidades de trabalho para além do ambiente hospitalar, de maneira mais humanista e crítica.

Publisher

Universidade do Estado de Santa Catarina

Reference37 articles.

1. ALMEIDA, P. F.; MEDINA, M. G.; FAUSTO, M. C. R.; GIOVANELLA, L. et al. Coordination of care and primary health care in the Unified Health System. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n.1, p. 244-260, 2018.

2. ANNEAR, M. J. et al. Encountering aged care: a mixed method investigation of medical students’ clinical placement experiences. BMC Geriatrics, London, England, v. 16, n.1, p.1-2, 2016.

3. BRASIL. Conselho Federal de Nutricionistas. CFN. II Encontro nacional de formação profissional: formação profissional em foco: diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Nutrição. Brasília, DF: CFN, 2015.

4. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. CNE. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina: parecer CNE/CES Nº 116/2014. Brasília, DF: CNE, 2014.

5. BRASIL. Conselho Nacional De Educação. CNE. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição: parecer CNE/CES Nº 1133/2001. Brasília, DF: CNE, 2001a.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.7亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2025 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3