Author:
Furtado Raíssa da Costa,Zabeu Antonieta Marques Caldeira
Abstract
Pênfigo foliáceo é uma doença dermatológica imunomediada não infectocontagiosa, cuja causa é desconhecida, porém, pesquisadores acreditam que possa existir associação a fatores genético, ambiental e emocional, sendo necessários mais estudos para comprovação. Esta enfermidade pode acometer algumas espécies de animais como cães, gatos, cavalos e até humanos, causando lesões bolhosas e ulcerativas na epiderme, ou em camadas mais profundas – variando de acordo com a classificação – podendo também, acometer as mucosas. Este estudo tem como objetivo, por meio de revisão bibliográfica e estudo do caso clínico, evidenciar os benefícios da fototerapia utilizando LED (Diodo Emissor de Luz) nos comprimentos de onda de 470, 590 e 660 nanômetros (nm), de maneira complementar ao tratamento convencional do paciente, visando a melhora da condição de sua pele, redução de dor, prurido e edema, buscando o conforto e bem-estar do mesmo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. AMADORI, Francesca et al. Photobiomodulation laser therapy in pemphigus vulgaris oral lesions: A randomized, double-blind, controlled study. Stomatologija, v. 24, n. 3, p. 80-4, 2022.
2. BARBOSA, Bruna Stanigher. Efeitos da fototerapia no processo de cicatrização de queimaduras em bezerros. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
3. BOHJANEN, Kimberly. Estrutura e funções da pele. Dermatologia Clínica. Seção I Bases para diagnóstico e tratamento, 2017.
4. BIER, Daniele et al. Isolamento de dermatófitos do pelo de cães e gatos pertencentes a proprietários com diagnóstico de dermatofitose. Arch Vet Sci, v. 18, n. 1, 2012.
5. BIZIKOVA, Petra; BURROWS, Amanda. Feline pemphigus foliaceus: original case series and a comprehensive literature review. BMC veterinary research, v. 15, p. 1-15, 2019.