Abstract
A pesquisa sobre os impactos das mudanças nas precipitações pluviométricas sobre as lavouras permanentes nas mesorregiões do estado do Pará torna-se indispensável, de modo a orientar o desenvolvimento de estratégias adaptativas a serem utilizadas pelos produtores. O objetivo do estudo foi analisar a influência das mudanças na distribuição das chuvas sobre a produção de lavoura permanente nas seis mesorregiões do estado do Pará. As equações de oferta e demanda foram especificadas na forma de dados em painel dinâmico de efeitos fixos e os parâmetros das estimados pelo método pelo método de Mínimo Quadrados Ordinários (MGO). Os resultados mostraram que os coeficientes estimados para as equações de oferta e demanda de lavoura permanente nas mesorregiões do estado do Pará foram coerentes com a teoria microeconômica sobre mercado de produtos agrícolas e significantes a 1%. Constatou-se que a demanda e oferta de lavoura permanente foram inelásticas a preço. Em relação a elasticidade-renda os produtos da lavoura permanente foram classificados como bens normais; e a quantidade demandada desses produtos variou inversamente ao aumento do ICMS. A elasticidade cruzada da oferta de lavouras permanentes em relação às lavouras temporárias, igual a -0,25 indicou uma relação de concorrência pelos fatores de produção. As mudanças nas precipitações pluviométricas causaram, no período analisado, impacto negativo sobre a oferta dos produtos da lavoura permanente no estado do Pará.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference46 articles.
1. Artaxo, P. (2022). Oportunidades e vulnerabilidades do Brasil nas questões do clima e da sustentabilidade. Revista USP, (135), 119-136.
2. Assad, E., & Pinto, H. (2008). Aquecimento global ea nova geografia da produção agrícola no Brasil. São Paulo: Embrapa, 84p.
3. Baltagi, B. H., & Baltagi, B. H. (2008). Econometric analysis of panel data (Vol. 4, pp. 135-145). Chichester: Wiley.
4. da Paixão Alves, V. (2021). Determinantes do desmatamento no Estado do Pará: uma análise com regressões quantílicas para dados em painel. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 17(3).
5. do Rosário, R. R., Barbosa, M. T., da Silva Carneiro, F., & Costa, M. D. S. S. (2021). Uso e ocupação do solo do município de novo progresso no Estado do Pará-Brasil. Research, society and development, 10(1), e51210112060-e51210112060.