Abstract
O estudo teve como objetivo geral aprofundar a compreensão da governança participativa da água no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim, que está localizado em 12 municípios paraenses. Para isso, analisou-se as trajetórias dos membros, suas motivações e conexões com as comunidades locais, além do papel na formulação de políticas e resolução de conflitos hídricos. Por meio da aplicação de formulário online e revisão bibliográfica de documentos relativos à construção do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim, revelou-se desafios na conscientização sobre o Comitê e na valorização da Bacia pelos cidadãos de cada cidade. Apesar dos esforços para mitigar impactos ambientais, a falta de recursos e mão de obra limitam a realização de ações plenas em todas as localidades que a bacia está inserida. Além disso, a luta contra os interesses políticos em cada cidade é muito grande. Destacou-se a importância da gestão participativa da água para políticas eficazes e adaptadas às necessidades locais, promovendo preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Palavras-Chave: Comitê de Bacia Hidrográfica. Desenvolvimento sustentável. Construção coletiva.
Publisher
Instituto de Geografia da Universidade Federal de Catalão
Reference22 articles.
1. ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. (Org). Saberes da experiência, saberes escolares: diálogos interculturais. Belém: Eduepa, 2016.
2. ALMEIDA, C. A. et., al. High spatial resolution land use and land cover mapping of the Brazilian Legal Amazon in 2008 using Landsat-5/TM and MODIS data. Acta Amazonica, v.46, p.291 - 302, 2016.
3. AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Comitê de Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz. Brasília: ANA, 2011b. 66p.
4. ANDRADE, Á. S. et al. Alterações ambientais na Bacia Hidrográfica do rio Marapanim, Pará. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 13, n. 2, p. 208-2016, 1 abr. 2018.
5. BENTES, Natalia Mascarenha Simões. et, al. A governança participativa da água no comitê da bacia hidrográfica do rio Marapanim na amazônia. REVISTA JURÍDICA DO NÚCLEO DE ESTUDO LUSO-BRASILERO. V. 6 | N. 2 | JUL/SET 2021