Abstract
O texto analisa os debates sobre políticas públicas culturais no Brasil, originados das audiências públicas promovidas pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. O objetivo é examinar as percepções do público sobre essas audiências, considerando: os debates em si; a atuação dos parlamentares e dos expositores dos convidados; e a atuação do Congresso Nacional e do Poder Executivo. Os dados resultam de questionário aplicado presencialmente com os participantes das audiências públicas durante o ano de 2019, totalizando 30% do público total de 670. As principais conclusões mostram o predomínio de percepções positivas sobre audiências, os debates e a participação dos expositores convidados, mas a atuação dos deputados é considerada regular. A avaliação sobre a atuação do Congresso Nacional e do Poder Executivo é vista de forma negativa. Os participantes destacam as omissões dos congressistas e a falta de prioridade do tema na agenda do Executivo, com severas críticas ao Governo em exercício durante a realização da pesquisa.
Publisher
CAOS Revista Eletronica de Ciencias Sociais
Reference38 articles.
1. ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Gestão ou gestação da cultura: algumas reflexões sobre o papel do estado na produção cultural contemporânea. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas (org.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 61-86.
2. BARROS, Antonio Teixeira; MONTEIRO, Adriana Resende; NÓBREGA NETTO, Miguel G. Política, burocracia e mídia: lutas simbólicas em torno da divulgação das audiências públicas na câmara dos deputados. E-Legis, Brasília, v. 12, n. 29, p. 51-82, maio/ago., 2019. Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/39448. Acesso em: 7 maio 2024.
3. BARROS, Antonio Teixeira. Parlamento de saberes: a atuação de cientistas sociais nos debates na câmara dos deputados como uma forma de serviço público. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 71, n. 2, p. 364-396, 2020. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3325. Acesso em: 7 maio 2024.
4. BOTELHO, Isaura. Políticas culturais: discutindo pressupostos. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori. Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 171-180.
5. BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 73-83, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/cf96yZJdTvZbrz8pbDQnDqk/. Acesso em: 7 maio 2024.