“Andar com fé": Santo forte e religião contemporânea em um filme etnográfico

Author:

Pereira Réia Sílvia GonçalvesORCID,Costa SandraORCID,Lellis TatyanaORCID

Abstract

A intenção do artigo é analisar a obra “Santo Forte”, documentário produzido por Eduardo Coutinho em 1999. Para tanto, o texto está dividido em duas partes. Na primeira, empreende-se uma reflexão que aproxima as categorias dos filmes etnográficos à obra de Coutinho. Na segunda parte, é apresentada uma explanação teórica sobre religiosidade urbana do início do século XXI tendo como base as narrativas apresentadas no filme. Para a realização deste trabalho foi executada uma decupagem total do filme, que compreende a descrição das imagens e a transcrição das falas.

Publisher

Universidade Federal de Santa Maria

Reference15 articles.

1. MONTERO, P; ALMEIDA, R. Trânsito religioso no Brasil. São Paulo em perspectiva, v. 15, n. 3, p. 92-101, 2001.

2. BARTH, F. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas (Org. de Tomke Lask). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

3. CLIFFORD, J. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Organizado por José Reginaldo Santos Gonçalves. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

4. COUTINHO, E. Santo Forte. Rio de Janeiro, 1999. (vídeo, 80’).

5. FRANCE, C. Cinema e Antropologia. Tradução: Március Freire. Campinas: Ed. da Unicamp, 1998

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3