Educação em direitos humanos, linguagem e tecnologia

Author:

Saldanha Luís Cláudio DallierORCID

Abstract

Este artigo aborda os desafios da educação para os direitos humanos diante do problema da violência verbal nas interações digitais. Seu objetivo é analisar a complexidade da tecnologia e da linguagem em contextos virtuais, propondo alternativas educacionais focadas em empatia e diálogo. O referencial teórico inclui Feenberg, que discute a não neutralidade da tecnologia; Fiorin, que examina a ambiguidade da linguagem; e Rorty, que sugere uma educação sentimental para promover os direitos humanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que envolve uma análise crítica da tecnologia (Feenberg) e da linguagem (Fiorin), além de uma abordagem de educação em direitos humanos que incorpora a dimensão afetiva, baseada nas ideias de Chust e Rorty. O artigo examina a tensão entre a ambivalência da tecnologia e a ambiguidade da linguagem, reconhecendo o papel das emoções e sentimentos na construção de uma cultura de paz e na promoção dos direitos humanos. Como resultado da análise, propõe-se que a educação sentimental, apoiada por narrativas que despertam empatia, pode ser uma resposta eficaz à violência verbal e à violação dos direitos humanos nos meios digitais. Argumenta-se que tanto a linguagem quanto a tecnologia devem ser utilizadas de forma a favorecer a compreensão, o diálogo e a cooperação, propondo uma abordagem educacional que valoriza a dimensão afetiva e emocional para além da cognitiva, visando formar cidadãos comprometidos com os direitos humanos.

Publisher

Universidade Federal de Santa Maria

Reference22 articles.

1. BLOOM, B. S. Taxonomy of Educational Objectives. Londres: Longman, 1956.

2. BORHEIM, G. Filosofia do romantismo. In: GUINSBURG, J. O romantismo. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

3. CASTAÑEDA, L.; SELWYN, N. (eds.). Reiniciando la universidad: buscando un modelo de universidad en tiempos digitales. Barcelona: Editorial UOC, 2019.

4. CHUST, J. V. M. La necesidad de la educación em Derechos Humanos. Barcelona: Editorial UOC, 2007.

5. COELHO, G. L. S. Humanidades digitais e suas manifestações de memória: construções de sentidos do passado de Campos dos Goytacazes em comunidades do Facebook. Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 588-602, set./dez. 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/77805/40648. Acesso em: 02 jun. 2024.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3