BIOELETRICIDADE: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E BIOLOGIA

Author:

Antunes Navarro Valgas ArturORCID,Alves Gonçalves TatianeORCID,Pires da Rosa AndreaORCID,Kohler FabianeORCID,Catalan do Amaral LisandraORCID

Abstract

O estudo da Física e da Biologia no ensino médio muitas vezes é descontextualizado e pouco interessante. Isso ocorre quando os estudantes não conseguem visualizar uma aplicação direta dos conteúdos trabalhados em sala de aula. O uso de um método de ensino que visa integrar conhecimentos de diferentes áreas mostra-se uma ferramenta pertinente à construção global dos fenômenos da natureza. Dessa forma, o estudante tem a possibilidade de usar os conhecimentos oriundos de diferentes áreas para compreender e construir um novo saber a partir de um contexto real. Temos como exemplo, o uso de aspectos evolutivos e adaptativos dos seres vivos no estudo do campo e potencial elétrico. Percebe-se então, que os tópicos ministrados se tornam curiosos e interessantes aos adolescentes. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi integrar os componentes curriculares por meio das adaptações de peixes ósseos e cartilaginosos. O ensino da Bioeletricidade, promoveu um entendimento global dos fenômenos da eletricidade e da evolução destes organismos. Para tanto, foram realizadas duas aulas expositivas e dialogadas de 50 minutos com uma turma de 3° ano de 40 estudantes, intituladas “Sexto sentido do Tubarão Martelo” e “Cuidado aí vem o Poraquê”. Durantes as aulas discutiram-se os aspectos evolutivos dos animais, fazendo associações entre os conteúdos trabalhados entre a Física e Biologia no ensino médio. Ao final dos períodos foi aplicado um questionário perguntando aos discentes sobre suas percepções em relação as aulas e se nesse formato o processo de aprendizagem e compreensão foi facilitado. Os resultados dos questionários foram analisados por Análise Textual Discursiva (ATD), observando-se a efetividade da estratégia metodológica, em que os estudantes demonstraram ter um melhor entendimento da matéria e acreditam que este método ajuda na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma vez que permite ter uma visão global sobre o fenômeno da natureza.

Publisher

Journal of Education, Science and Health - JESH

Reference34 articles.

1. Argueta, A. (2015). Os saberes e as práticas tradicionais: conceitos e propostas para a construção de um campo transdisciplinar. In C. Udry, & J. S. Eidt (Eds.), Conhecimento tradicional: conceitos e marco legal (pp. 177–199). Brasília: Embrapa.

2. Baker, C. V., Modrell, M. S., & Gillis, J. A. (2013). The evolution and development of vertebrate lateral line electroreceptors. Journal of Experimental Biology, 216(13), 2515-2522.

3. Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

4. Bowers, L. (2019). Interdisciplinary education in the age of assessment. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 19(1), 22-40.

5. Caldas, N. D. S. (2018). Aulas tradicionais x aulas diferenciadas: uma análise dos seus efeitos em aprendizagens significativas com noções de pertencimento.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3