Gestores públicos baianos: sua formação profissional impacta nos gastos educacionais?

Author:

Ferreira Alison Silva,Oliveira Nverson da Cruz,Bispo Wallace Nascimento,Silva Luiz Ivan dos Santos,Gonçalves Diego Emanoel Sousa

Abstract

O objetivo central desta pesquisa foi verificar a influência das características da formação profissional dos gestores públicos dos municípios do Estado da Bahia nos gastos com educação durante a gestão. Para tanto, utilizou-se as informações de grau de instrução, e profissão dos gestores eleitos (Tribunal Superior Eleitoral), PIB médio do município, mesorregião de localização no período de 2012 e 2016 (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) e Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) como variáveis de controle. Verificou-se ainda, de forma complementar, se haveria diferenças significativas nos gastos com educação realizados entre os gestores que se enquadravam como profissionais de educação e aqueles de outras profissões. Os resultados apontaram um baixo poder explicativo das variáveis selecionadas para explicar os gastos com educação, bem como demonstraram inexistência de diferenças significativas entre os gastos com educação realizados pelos municípios geridos por profissionais de educação e os geridos por gestores de outras profissões. Além disso, os achados ainda não corroboram com a Perspectiva da Teoria da Agência, pois, não se pode afirmar que a preferência profissional dos gestores, de alguma forma, pode interferir nos gastos com educação.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference48 articles.

1. ABRAHAM, M. Curso de Direito Financeiro Brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

2. BARROSO, L. R. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2011.

3. BORGES, E. F.; PEREIRA, J. M. Educação fiscal e eficiência pública: um estudo das suas relações a partir da gestão de recursos municipais. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 8, n. 4, 2014.

4. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Casa Civil: Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui cao.htm. Acesso em: 20 abr., 2020.

5. BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao /Emendas/Emc/emc95.html. Acesso em: 14 jul., 2020.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3