Famílias azuis: ação pública pela política do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Author:

Barros Jones Nogueira,Figueira Marcelo Lobato

Abstract

Este artigo busca analisar a relação entre sociedade civil e o poder público na participação social das políticas públicas para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo foco atenção nas famílias azuis da APAN – Amigos de Pais Autistas de Ananindeua, na região metropolitana de Belém/Pará. Defende-se que as interações conjuntas para causa do autismo permitem avanços das ações públicas. Procura-se compreender como a relação entre famílias azuis e o poder público, possibilitam ação pública para o TEA?  Delineou-se um casing teórico-conceitual sobre ações públicas e TEA em seus aspectos conceituais, historiográficos e políticos administrativos. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com características descritiva e exploratória e procedimentos de estudo de caso, pelo qual se buscou descrever os movimentos e diretrizes da política pública do nível local. Há avanços em relação a direitos adquiridos, relacionadas a emissão e aquisição da carteirinha CIPTEA, auxílios como BPC, para o combate à desigualdade social destes indivíduos. Portanto, pode-se inferir que o movimento das famílias azuis e suas incidências possibilitam relacionar-se com os poderes públicos (executivo, judiciário e legislativo) com fortalecimento das ações públicas para o TEA e para a solução dos problemas públicos, considerando-se que as políticas públicas demandam um modelo de gestão com novos arranjos colaborativos entre a sociedade civil e o Estado Conclui-se, que as famílias azuis da APAN vem contribuindo, ainda que seja limitada e invisibilizada, para que políticas públicas voltadas às pessoas com TEA sejam efetividades e fortalecidas.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Subject

General Medicine

Reference34 articles.

1. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 7ª ed. Lisboa: Edições 70, 2016.

2. BRASIL. [Constituição (1988).] Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Brasília,1988.

3. BRASIL. Lei n.º 7.853, 24 out 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília,1989.

4. BRASIL. Lei nº8.069, 13 jul.1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990.

5. BRASIL. Decreto nº 7.611, 17 nov. 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Presidência da República/Casa Civil/ Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2011.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3