Avaliação do pavimento asfáltico da rodovia SC-163 segundo os requisitos do Método Mecanístico-Empírico MEDINA

Author:

Thiel Douglas Antônio,Carpio Joe Arnaldo Villena del,Izzo Ronaldo Luís dos Santos,Domingos Matheus David Inocente

Abstract

Assim como diversas outras rodovias brasileiras, o pavimento da SC-163 teve as suas camadas dimensionadas segundo o método DNER, o qual é baseado no Índice de Suporte Califórnia. Entretanto, com o avanço dos estudos relacionados ao comportamento das camadas dos pavimentos em função dos carregamentos veículos, tem-se notado que os ensaios de carregamentos cíclicos reproduzem melhor os esforços causados pelos veículos. Além disso, ao se tratar especificamente das camadas de revestimento, o comportamento das misturas asfálticas quanto á fadiga e deformação permanente precisam ser analisados para se obter uma projeção de desempenho do pavimento frente aos carregamentos e durante o tempo de vida útil determinado em projeto. Assim, verifica-se que o método de dimensionamento de pavimentos do DNER não leva em consideração o desempenho mecanístico de todas as camadas do pavimento, tal como ocorre no novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos Asfálticos (MEDINA). Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar as estruturas sugeridas para a SC-163 e segundo ambos os métodos (DNER e MEDINA). Para isso, contagens atualizadas de tráfego foram obtidas em campo, e tanto o solo de subleito quanto os materiais constituintes da base do pavimento foram coletados in loco e ensaiados em laboratório para determinação do módulo de resiliência e da deformação permanente. Para um número N igual a 2,4 x 107, conclui-se que a espessura mínima necessária para o revestimento asfáltico deve ser 70% maior que a sugerida pelo DNER (ou seja, 17 cm). Quando esta espessura é de apenas 10 cm, as simulações com o software MEDINA indicam que o pavimento pode ter ruptura completa por fadiga (área trincada de quase 100%) e deformação permanente (trilha de roda superior a 4 mm) após 10 anos de vida de serviço.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference46 articles.

1. ASSSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Norma NBR 6459: Solo – Determinação do limite de liquidez. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2016a.

2. ASSSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Norma NBR 7180: Solo – Determinação do limite de plasticidade. Rio de Janeiro, 2016b.

3. ASSSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Norma NBR 7181: Análise granulométrica. Rio de Janeiro, 2016c.

4. ASSSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Norma NBR 7182: Solo – ensaio de compactação. Rio de Janeiro, 2016d.

5. ASSSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Norma NBR 9895: Solo – índice de suporte Califórnia – método de ensaio. Rio de Janeiro, 2016e.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3