Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a ocorrência de Osteoartrite (OA) em esqueletos humanos de uma coleção osteológica do Nordeste do Brasil, observando a idade e o sexo mais afetados, bem como os ossos mais afetados pela patologia. A pesquisa foi realizada no Centro de Estudos de Antropologia Forense da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (CEAF/FOP/UPE), Recife, Brasil. Os exames macroscópicos foram realizados em 123 esqueletos de ambos os sexos, com idade mínima de 60 anos. A presença de sinais indicativos de osteoartrite foi analisada em ossos da região vertebral lombar (vértebras lombares e articulação lombossacra), região pélvica (articulação sacroilíaca) e região cervical (vértebras C2 a C7). Observou-se que as vértebras lombares foram as mais afetadas pela patologia, com as faces inferiores mais comprometidas. A média de idade foi de 75,3 anos, com idade mínima de 60 e máxima de 109 anos, com maior ocorrência no sexo masculino. A alteração degenerativa mais comum da doença foi a porosidade, seguida por labiamento, osteófitos e eburnação. A verificação da presença dessa patologia e de suas características pode contribuir efetivamente para a identificação humana forense, seja pela obtenção do perfil biológico quanto à estimativa de sexo e idade, seja como fator de individualização. Pesquisas como esta podem auxiliar com informações sobre a população brasileira, o que é extremamente necessário para a prática antropológica forense no país.
Publisher
Centro de Estudos Interdisciplinares
Reference17 articles.
1. BUIKSTRA, Jane E.; UBELAKER, Douglas H. Standards for data collection from human skeletal remains. Fayetteville: Arkansas Archeological Survey Research, Series 44, 272 p. 1994.
2. CALCE, Stephanie E.; KURKI, Helen K.; WESTON, Darlene A.; GOULD, Lisa. Principal component analysis in the evaluation of osteoarthritis. Am. J. Phys. Anthropol. v. 162, p. 476–90. 2017.
3. CARAPINHA Mônica. O Manifesto do Reumatismo: Estudo da osteoartrose nas mãos e pés em indivíduos da Colecção de Esqueletos Identificados da Universidade de Coimbra. Dissertação de Mestrado; Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra; 2011. 116 p.
4. CARVALHO, Marcus Vitor Diniz de; LIRA, Viviane Freire; NASCIMENTO, Emília Alves do; KOBAYASHI, Sara Behar Torres; ARAÚJO, Luciane Farias et al. New acquisitions of a contemporary Brazilian Identified Skeletal Collection. Forensic Sci. Int: Reports. v. 2, n. 1, p. 100050. 2020.
5. CUNHA, Eugénia. Pathology as a Factor of Personal Identity in Forensic Anthropology. In: SCHMITT, Aurore; CUNHA, Eugénia; PINHEIRO, João. (eds) Forensic Anthropology and Medicine. Humana Press Inc, Totowa, NJ. 2006.