Abstract
Digitaria insularis é uma Poaceae disseminada majoritariamente por sementes que pode ocasionar problemas em agroecossistemas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da idade de D. insularis submetida a roçada sobre características morfofisiológicas. Plantas foram cultivadas em casa de vegetação e cortadas rente ao substrato aos 21, 35, 49 e 77 dias após a emergência (DAE) ou não cortadas, com avaliação das variáveis até 105 DAE. Com exceção da clorofila b, as demais variáveis foram influenciadas pela idade das plantas no corte (p<0,05). A estatura das plantas e o número de folhas diminuiu com o aumento da idade no corte. O maior teor de clorofila a foi observado no corte aos 51 DAE. A massa de cera epicuticular foi maior no corte aos 49 DAE (0,4 mg cm-2). A massa seca de parte aérea diminuiu com o aumento da idade no corte, zerando (0 g) a partir dos 54 DAE. A massa seca de raiz atingiu ponto mínimo quando a parte aérea foi cortada aos 57 DAE. O teor de água de parte aérea diminuiu com o aumento da idade no corte. O teor de água da raiz apresentou comportamento bifásico, com o menor teor de água (18,8%) no corte aos 49 DAE. Estes resultados sugerem que a roçada próxima aos 21 DAE favorece o desenvolvimento de D. insularis. Portando, plantas de D. insularis em condições ótimas de desenvolvimento devem ser manejadas com roçada prioritariamente entre os 49 e 60 DAE.
Funder
Universidade Federal da Fronteira Sul
Publisher
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas
Reference28 articles.
1. BASTIAANS, L.; KROPFF, M. J. Weed Competition. In: THOMAS, B.; MURRAY, B. G.; MURPHY, D. J. (eds.). Encyclopedia of Applied Plant Sciences. 2ed. Cambridge: Academic Press, 2016, p.473-478.
2. BEGG, J. E.; TURNER, N. C. Crop Water Deficits. Advances in Agronomy, 28:161-217, 1976.
3. CHRISTOFFOLETI, P. J. Análise comparativa do crescimento de biótipos de picão-preto (Bidens pilosa) resistente e suscetível aos herbicidas inibidores da ALS. Planta Daninha, 19(1):75-83, 2001.
4. CORSI, M.; MARTHA-JÚNIOR, G. B.; PAGOTTO, D. S. Sistema radicular: dinâmica e resposta a regimes de desfolha. In: MATTOS, W. R. S. (ed.). A produção animal na visão dos brasileiros. Piracicaba: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 2001, p.838-852.
5. COSTA, N. L. Formação, manejo e recuperação de pastagens em Rondônia. Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2004, 219p.