Author:
Santos Maria Júlia Ribeiro dos,Ferreira Pollyana Aparecida Guedes,Mendes Ana Clara Dias,Silva Guilherme Gonçalves da,Ribeiro Natália Gonçalves,Cardoso Maria Clara Lélis Ramos,Veloso Ivana Aparecida Mendes,Dantas Nayeno Cordeiro,Guimarães Junivever Rodrigues Santos,Gomes Mariane Mendes,Menezes Agna Soares da Silva
Abstract
Objetivo: Compreender as dimensões e impactos das relações interpessoais afetadas pelo diagnóstico do câncer de mama. Metodologia: Trata-se de um estudo de carácter qualitativo, realizada entre no período de sembro a outubro de 2023 por meio de um questionário contendo questões relevantes relacionadas ao câncer de mama e como ele interfere diretamente nas relações interpessoais das pacientes. Considerando a variação de estados emocionais e de instabilidade psicológica, para que assim, a equipe multiprofissional compreenda e forneça apoio e assistência adequada para amenizar os danos psicológicos e promover segurança durante esse momento delicado. As entrevistas foram realizadas durante visitas domiciliares. Resultado: evidenciou-se uma interação direta com os pacientes e facilitação de obtenção de informações, além do detalhamento do enredo de cada história destacando diretamente a particularidade e diferenciação em cada uma a partir das falas das entrevistadas surgiram as categorias “Reação e dificuldades após o descobrimento do câncer de mama”, “Como foi o apoio recebido após o diagnóstico e tratamento”, “Quais foram os impactos na sua vida após o diagnóstico da patologia”. Conclusão: Esses resultados reforçam a importância das relações interpessoais em mulheres que já tiveram ou estão em tratamento de câncer de mama, bem com o apoio familiar e das Estratégias Saúde da Família.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. Seixas, Y.B. et al. Rastreio do câncer de mama na saúde pública brasileira: um protocolo válido?. Revista de patologia do Tocantins, v. 9, n. 1, p. 26-30, 2022.
2. Falcão, E.B.S.C. et al. Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre o rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama e fatores de risco associados na população feminina. 2023.
3. Oliveira, M.C; Barbosa, l; Jordán, A; Ferreira, A. Abordagem da dor total em mulheres com câncer de mama atendidas em um complexo hospitalar de referência em pernambuco. Faculdade pernambucana de saúde – fps, 2020.
4. Sena, l; Neves, M.G.C. Os impactos psicológicos do diagnóstico e tratamento do câncer de mama em mulheres. Comunicação em ciências da saúde, v. 30, n. 01, 2019.
5. Henkin, J,S. Efeitos do treinamento físico sobre desfechos físicos e psicológicos de mulheres em tratamento primário para o câncer de mama. 2021.