Author:
Da Rocha Natacha Dalis Gomes,Araújo Cathia Regina Martins Delmaschio,Rolim Manuela de Figueiredo Pedroza,Issa Roberta Moraes Pedrosa,Policarpo Fernanda Freire,Oliveira Luana Gomes de Souza,Rapagnã Luciano Carvalho,De Souza Cassius
Abstract
Ozonioterapia é uma terapêutica que tem se demonstrado efetiva ao cuidado de lesões. Segundo Anzolin e Bertol (2018), consiste em “uma mistura gasosa em concentrações de 5% de ozônio e 95% de oxigênio, produzidos por equipamentos geradores de ozônio medicinal”. De acordo com Ornelas et al.. (2020) a molécula de ozônio é utilizada como gás medicinal, promovendo o “aumento da circulação sanguínea por intermédio de normatização do oxigênio presente no organismo, provém de uma função analgésica, fungicida e antibactericida” revertendo processos infecciosos e consequentemente estimulando uma cicatrização eficiente e em menor tempo comparada a outros tratamentos. O objetivo do trabalho é comprovar os beneficios da ozonioterapia para o tratamento de lesões de pele, para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva e documental, através dos descritores:”Ozonioterapia”. “Cicatrização de Feridas”, associada pelo operador boleno “AND”, durante o mês de setembro de 2023. Os documentos selecionados através do método de Bardin, encontraram-se todos em formato de artigo, sendo dois em língua inglesa e seis em língua portuguesa. Na metodologia analisamos quanto às bases de dados, em quais seis documentos foram apresentados na LILACS e dois no MOSAICO. Também foram aplicados os títulos, autores, os anos, os quais apresentados apenas um resultado em 2018 e 2019, dois em 2021 e 2022, e com maior representatividade o ano de 2020 com três artigos. Resultado e discussão: O tratamento de feridas com o auxílio da ozonioterapia mostrou-se muito benéfico e eficaz. De acordo com os autores, ele não funciona tão bem em animais, como também em humanos e tratamentos delicados como o odontológico. Acelerando o processo de cicatrização, aumentando a vascularização, evitando a necrose, melhorando o dor e diminuindo os gastos, a terapia tem sido colocada na prática por muitos profissionais da área de saúde. Com poucos estudos sobre o tema e seus efeitos tóxicos tornaram o assunto controverso do ponto de vista legal, principalmente para o Conselho Federal de Medicina. Na falta de regulamentação específica e a escassez de estudos corroboram com a substimação do ozônio no tratamento de lesões. Porém, como apresentado neste artigo, mesmo com um número pequeno de artigos, a unanimidade de que a ozonioterapia possui mais benefícios do que malefícios e visíveis. Por isso, os estudos sobre esse assunto vêm crescendo e mostrando sua importância no ambiente médico e no futuro deixe de ser um tratamento complementar e se torne convencional. Esse artigo, embora simplesmente corrobore a literatura e enfatize a importância da ozonioterapia ocasionalmente como fonte para novas pesquisas no futuro pela comunidade acadêmica e pelos profissionais de saúde.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference21 articles.
1. ANDRADE, A.L.N; CARVALHO, R.M; Revisão Bibliográfica Sobre Ozonoterapia Tópica No Tratamento De Úlceras Em Membros Inferiores. (trabalho de conclusão de curso), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, 20019.
2. ANVISA. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA – RDC N°107, DE 5 DE SETEMBRO DE 2016. Dispõe sobre os medicamentos de notificação simplificada. 2016.
3. ANZOLIN, A.P; BERTOL, C.D. Ozonioterapia como terapêutica integrativa no tratamento da osteoartrose: uma revisão sistemática. British Journal of Pain, v. 1, n. 2, p.171-175, 2018.
4. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.
5. BRASIL. LEI Nº 14.648, DE 4 DE AGOSTO DE 2023. Autoriza a ozonioterapia no território nacional. Brasilia, Lei Federal, 2023.