Author:
Ferreira Débora Vitória de Souza Fontes,Magalhães Fernanda Aparecida Vicente,Rui Hévila Maria Vieira,Felipe Daniele Fernanda
Abstract
O plasma rico em plaquetas (PRP) vem sendo muito utilizado para o tratamento do envelhecimento cutâneo, sendo uma técnica que apresenta vários resultados satisfatórios, podendo melhorar visivelmente o aspecto da pele, O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o uso da técnica do plasma rico em plaquetas na estética para o tratamento do envelhecimento cutâneo. O plasma rico em plaquetas (PRP) é um concentrado autólogo de plaquetas utilizado em áreas como: ortopedia, odontologia e dermatologia. Na dermatologia, essa técnica auxilia no tratamento de alopécia, cicatrização de feridas e, principalmente, no rejuvenescimento facial. A pesquisa foi qualitativa sendo realizada através de um levantamento bibliográfico em base de dados, como Scielo, Google Acadêmico e Pubmed com o intuito de buscar livros e artigos científicos, publicados entre 2012 e 2022. O PRP é um produto biocompatível, seu uso não causa alergia ou rejeição, é uma técnica de baixo custo e apresenta resultados satisfatórios. É uma técnica que promove uma pele com menos flacidez, mais hidratação, luminosidade e rugas menos aparentes. Desta forma, o plasma rico em plaquetas vem sendo muito utilizado para o tratamento do envelhecimento cutâneo. A aplicação de PRP promove o espessamento da epiderme e aumenta a síntese de colágeno e ácido hialurônico, melhorando visivelmente o aspecto da pele, reduzindo rugas e flacidez, sendo uma alternativa para o tratamento do envelhecimento cutâneo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference38 articles.
1. BERNARDO, ANA FLÁVIA CUNHA; SANTOS, KAMILA DOS; SILVA, DÉBORA PARREIRAS DA. Pele: alterações anatômicas e fisiológicas do nascimento à maturidade. Revista Saúde em foco, v. 1, n. 11, p. 1221-33, 2019.
2. CAMPOS, JOÃO HELI; DE SOUZA, DANIELA MARTINS. Plasma Rico em Plaquetas Otimizando o Rejuvenescimento Dérmico nos Procedimentos Estéticos. Aesthetic Orofacial Science, v. 2, n. 2, p.10-21, 2021.
3. DA COSTA, Pâmela Aparecida. Plasma rico em plaquetas: uma revisão sobre seu uso terapêutico. RBAC, v. 48, n. 4, p. 311-9, 2016.
4. DA SILVA, DARLYANE PEREIRA FEITOSA et al. Avaliação do tratamento de alterações estéticas faciais com uso de um protocolo operacional desenvolvido para a aplicação de plasma rico em plaquetas. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 20, n. 1, p. 101-111, 2021.
5. DE ANDRADE, ROSANGELA CARVALHO; DE CARVALHO, JOSEMARY MARCIONILA FREIRE R. Rejuvenescimento Facial e as “Novas Tecnologias”. Diálogos em Saúde, v. 2, n. 1, p.103-116, 2020.