Author:
Maciel Cáren Vitória Rodrigues,Gama Edrya Joaquina da Silva,Morada Franciane dos Santos,Cruz Endriw dos Santos,Oliveira Lucas Barbosa,Carvalho Amanda Bezerra
Abstract
INTRODUÇÃO: A ansiedade, uma das emoções humanas básicas, é uma reação que faz parte do estado emocional e fisiológico do ser humano responsável por alertar, o corpo, quando há perigo iminente, impulsionando e motivando a se defender. Episódios de ansiedade leve são experiências comuns na vida e não justificam tratamento. Contudo, os sintomas da ansiedade intensa a crônica e debilitante podem ser tratados com medicamentos ansiolíticos. Nesse contexto, durante a pandemia houve um aumento significativo no número de profissionais de saúde, sendo as principais causas, perda de emprego, familiares, isolamento social, medo da morte, favorecendo o aumento no uso dos benzodiazepínicos (BDZs). OBJETIVO: analisar o aumento do uso de benzodiazepínicos pelos profissionais saúde no tratamento da ansiedade durante a pandemia no Brasil através de revisão sistemática da literatura. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Scielo, BVS e PubMed. O cruzamento de palavras foi feito nos idiomas português e inglês. Para as buscas foram utilizados os descritos em ciências da saúde (DeCS): Benzodiazepínicos, ansiedade, profissionais da saúde, covid-19 e reação adversa. RESULTADOS: Dos 635 estudos identificados, foram selecionados para a revisão 30 estudos; e para amostra de resultados foram elencados 15 artigos. O estudo constata que um número significativo de profissionais de saúde que atuam no pronto atendimento utilizam medicamentos psicotrópicos (diazepam; clorpromazina; Bromazepam; alprazolam; escitalopram) justificado o uso pelo estresse, insônia e ansiedade que surgiram por motivos de condições socioeconômicas, sobrecarga de trabalho, principalmente pela carga horária envolvida nas atividades profissionais no contexto da pandemia.CONCLUSÃO: Diante disso, deve-se ressaltar a relevância da atenção farmacêutica no uso racional de benzodiazepínicos na orientação sobre o uso abusivo e seus efeitos adversos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. ABRAHÃO, T.B.; LOPES, A.P.A. Principais causas do estresse e da ansiedade na sociedade contemporânea e suas consequências na vida do indivíduo. Contradição-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, v. 3, n. 1, 2022.
2. AZEVEDO, Â.J.P.; ARAÚJO, A.Antunes de; FERREIRA, M.Â.F.. Consumo de ansiolíticos benzodiazepínicos: uma correlação entre dados do SNGPC e indicadores sociodemográficos nas capitais brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 83-90, 2016.
3. BALESTRIN, J.L.; DEMARCO, T. T. Emoções com base na neurociência e a sua ligação com os transtornos de ansiedade: uma contribuição para a área da psicologia. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira, v. 4, p. e23386-e23386, 2019.
4. BARROS, M.B.D.A.; LIMA, M.G.; MALTA, D.C.; SZWARCWALD, C.L.; AZEVEDO, R.C.S.D.; ROMERO, D; GRACIE, R. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de saúde, v. 29, 2020.
5. BERNIERI, J.; KORB, A.; HIRDES, A.; ZANATTA, L. Análise do consumo de psicofármacos por usuários da Atenção Primária à Saúde. Saúde e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 1-14, 2023.