Author:
Matos Rejane Machado,Prado Valdeir Cassiano do,Lima Rosa Silva
Abstract
Introdução: Ter cuidado com a saúde hoje em dia está relacionado cada vez mais com o consumo de vitaminas e medicamentos. Contudo sabemos que tudo isso requer atenção nas opções disponíveis para que sejam as mais convenientes, sendo fáceis de usar, transportar, armazenarem em especial para deglutir e que tragam eficácia. As cápsulas gelatinosas duras apresentam uma das formas farmacêuticas de maior uso na atualidade, e vem sendo mais comercializadas nas indústrias. Entretanto, para obter-se uma biodisponibilidade do fármaco e velocidade que a substância ativa é absorvida, precisamos, considerar aspectos como, sua estabilidade física e química. O Crosslinking (reticulação), é uma reação entre as cadeias da gelatina que tem como consequência o aumento do seu peso molecular, comprometendo sua solubilidade e dissolução efetiva nas cápsulas gelatinosas, resultando na formação de uma membrana insolúvel em água, diminuindo a liberação do medicamento. Objetivo: Realizou-se o estudo da estabilidade física e química das cápsulas gelatinosas, colocando-as em estabilidade por 6 meses em câmara climática à 45º C/ 75%UR. O material envasado foi o amido de milho com 1% de formaldeído. Nos experimentos físicos e químicos, foram utilizadas 3,750 cápsulas de variadas cores e lotes, sendo submetidas a testes como peso médio, espessuras, comprimento, teor de umidade, tempo de desintegração. Resultado: Os resultados iniciais todas as análises ficaram dentro do especificado, com 03 e 06meses tivemos algumas alterações, devido as condições de stress submetidas as cápsulas. Conclusão:Observou que houve uma resistência nas cápsulas em prateleira levando em consideração as diferentes temperaturas submetidas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference17 articles.
1. ALLEN, JR; LOYD V. The art science and technology of pharmaceutical compounding. 2nd ed. Washington, DC: American Pharmaceutical Association;2002.
2. ALLEN, L. V.; ANSEL, H. C. Ansel’s pharmaceutical dosage forms and drug delivery systems. 10. ed. Baltimore: Wolters Kluwer Health,2014.
3. ARAÚJO, J. I. R. D Estudo de estabilidade e avaliação da cinética de degradação oxidativa do fármaco Posaconazol. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
4. BERNTSSON, O.; ZACKRISSON, G.; ÖSTLING, G. Determination of moisture in hard gelatin capsules using near-infrared spectroscopy: applications to at-line process control of pharmaceutics. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, v. 15, n. 7, p. 895–900, abr. 1997.
5. CUI, Y.; XIE, M.; SONG, X. Gelatin Capsule Shell cross-linking. Disponível em: . Acesso em: 31 de maio. 2023.