Author:
Nazatto Mirela Fernanda,Leite Mateus Freire
Abstract
A utilização de enxaguatórios bucais vem se consolidando como recurso especialmente importante na higienização oral e representam o meio mais simples para a veiculação de substâncias antissépticas na cavidade bucal, sendo muitas vezes, uma mistura do componente ativo, água, álcool, surfactantes, umectantes e flavorizantes. O objetivo deste trabalho consistiu em realizar um estudo de prospecção tecnológica sobre potenciais aditivos modificadores de reologia para uso em veículos simples e em associação com veículos portadores de tecnologia de futuro para produtos oral care com vistas a identificar oportunidades para enxaguatórios bucais. Logo, utilizou-se de busca nas seguintes bases patentárias: Banco Europeu de Patentes (ESPACENET), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e The Lens. Prosseguiu-se, pois, com a análise e identificação do crescimento de depósitos patentários. Os registros foram mapeados no período de 2000 a 2024, apresentando EUA, México, Canadá e China como os principais territórios de depósito de pedido de patentes. Do ponto de vista industrial, a P&G e o grupo Colgate Palmolive foram os maiores titulares no ramo. Tais resultados visaram aprimorar o conhecimento e investigar oportunidades de inovação industrial no ramo de higiene oral.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. ______. Oral care in the US. 2016b. Disponível em: < http://www.euromonitor.com/oral-care-in-the-us/report>. Acesso em: 12 Ago. 2016.
2. ABIHPEC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. Panorama do setor de HPPC, 2024. Disponível em:. Acesso em 03 de abril de 2024.
3. ADDY, M. Oral hygiene products: potencial for harm to oral and systemic health?. Periodontology 2000, Singapura, v. 48, p. 54-65, 2008.
4. ALENCAR, M. S. M.; ANTUNES, A. M. S. Nanotechnology as innovation source to improve human being needs. In: AMORÓS, E. B. Foresight and Social Innovation. Mexico: Plaza&Valdés, 2008.
5. AMPARO, K.K.S.; RIBEIRO, M.C.O.; GUARIEIRO, L.L.N. Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 4, p. 195-209, out./dez. 2012.